Em breve o público terá a oportunidade de experimentar a vulnerabilidade e o temor de habitar, mesmo que brevemente, o reino animal. O “Reverse Zoo”, LABIOMISTA, uma espécie de zoológico reverso, é um projeto de 60 acres encabeçado pelo artista belga Koen Vanmechelen e deve ser inaugurado em 2019.
A antiga cidade mineradora de Genk, na Bélgica, acolheu dezenas de animais no parque, incluindo pássaros tropicais, lhamas e uma revoada de galinhas silvestres de Vanmechelen. Projetado por arquitetos paisagistas belgas do escritório BURO Landschap e em consulta com uma equipe de biólogos, o parque não emprega gaiolas ou cercas separando os animais dos humanos. Em vez disso, as características sutis da paisagem, voltadas para o bem-estar dos animais, fazem o trabalho de proteção, mantendo-se discretas aos olhos do público e mantendo a sensação de imersão dos visitantes.
Enquanto os jardins onde os animais caminham compreendem a maior parte da área útil, o espaço é compartilhado com o estúdio de 53.000 metros quadrados do artista Vanmechelen, projetado pelo arquiteto Mario Botta. Também conhecido como Bateria, o estúdio emprega materiais como concreto, madeira de bétula e tijolo preto, ao estilo simples e geométrico de Botta. Dentro do edifício de três pavimentos há dois aviários, o estúdio de trabalho de Vanmechelen e um espaço para exposições, além de depósito, escritórios e uma cozinha.
O local também inclui um anfiteatro multiuso, espaço para apresentações no terraço do último andar e uma área de mercado / jantar. Espalhadas pela paisagem e dentro da Bateria estão as obras de arte de Vanmechelen. Ao os encontros com os animais e uma arquitetura impressionante, o LABIOMISTA certamente criará uma experiência totalmente envolvente.
Mais informações em Metropolis Magazine.